Sim, você precisa de um Site Responsivo!

👀 O que é um site responsivo?

📱💻📺Como seu cliente acessa seu site?

Um Site Responsivo identifica o dispositivo e se adapta automaticamente ao formato da tela em que o usuário estiver navegando, sejam monitores, tablets ou smartphones.

Além da adaptação estética, ou seja, da forma como os elementos se organizam na tela, o desenvolvimento responsivo permite definir quais elementos devem ser carregados em determinado dispositivo.

Desta forma podemos fazer com que conteúdos grandes e pesados não sejam carregados quando o usuário estiver utilizando um Smartphone, economizando a conexão de internet e acelerando o carregamento da página 📈.

Mockup Sites Responsivos


💪 Alguns Benefícios de um Site Responsivo:

✔️ Apresentação clara e objetiva com design perfeito.

✔️ Melhor usabilidade.

✔️ Melhores resultados nos sites de busca.

✔️ Economia de dados do cliente.


☝️ Site Responsivo não é Site Mobile!

Além dos benefícios citados acima, vale lembrar que era comum uma empresa desenvolver uma versão “mobile” de seus sites, que nada mais era do que um segundo site mais enxuto com formatação voltada para navegação em celulares.

Um dos problemas em replicar o site para versão mobile era a duplicidade do conteúdo. O mecanismo do Google “entendia” que repetir o conteúdo era uma tentativa de forçar a barra para ser encontrado com mais facilidade e alcançar melhores posições nas buscas, e como penalização colocava estes sites ainda mais abaixo nos resultados (em alguns casos excluía completamente).  O site responsivo, além de eliminar o custo dessa versão mobile que passa a ser desnecessária em quase todos os casos, evita penalizações de duplicidade de conteúdo.


💸 Vale a pena investir em um site que não seja responsivo?

Há algum tempo atrás, ter um site que se adapta à diferentes telas era um diferencial, mas atualmente o quadro é diferente.

Uma pesquisa feita pelo IBGE constatou que até mesmo nos lares, o celular se tornou o principal meio de acesso à internet, e já são mais de 168 milhões de Smartphones em uso no Brasil atualmente.

Quem não estiver preocupado em se apresentar corretamente para estes consumidores, inevitavelmente perderá mercado. O resultado apresentado em sites de busca como o Google é profundamente influenciado pela versão de site que atende melhor ao dispositivo de quem estiver buscando. Ou seja, mesmo que você e seu concorrente tenham um conteúdo semelhante em seus websites, numa busca feita através de um Smartphone é provável que o site responsivo esteja melhor posicionado nos resultados 💰💰💰.


😓 Como saber se o seu site está se adaptando de forma eficiente à diferentes tipos de telas?

Existem diversas ferramentas online que podem fazer este serviço, porém gosto particularmente da Responsive Design Checker. Através desta ferramenta é possível verificar o funcionamento de um site em uma série de dispositivos pré configurados, como Iphones de várias versões, tablets e Smartphones de diversas marcas e resoluções diferentes 👌.


🎯 Comece já!

Para conquistar autoridade e visibilidade na internet é preciso investir. Existem diversas ferramentas de comunicação que podem ajudar a sua empresa a alcançar novos patamares, mas um Site Responsivo é sem dúvidas um dos itens mais importantes da lista.

botão Quero um Site Responsivo

Gustavo Torres

Analista, trabalho com comunicação voltada para a Web. Desde a formação do conteúdo até a análise, buscando sempre atingir níveis mais altos de resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Warning: Parameter 1 to W3_Plugin_TotalCache::ob_callback() expected to be a reference, value given in /home/astronometricas/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3783